historico_colegio_cebnsaO Centro de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida, nasceu de um sonho da ASSOCIAÇÃO DAS FILHAS DE NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO, A Escola nasceu de um sonho da Congregação “Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário”. Em 1960 as Irmãs recebem o convite do Bispo Dom José Dalvit, através do Padre Sante Cordiolli, para trabalharem no apostolado da Diocese de São Mateus na cidade de Montanha. A Madre Geral da época fez-se representar pela Provincial, Madre Maria Lina Parrilo que acompanhou o grupo das cinco Religiosas responsáveis pela fundação da nova Obra Missionária. Atendendo aos apelos da sociedade e comunidade local, no mesmo ano, as Irmãs iniciam a pastoral educacional com os alunos de 1ª a 4ª séries. Em 1961 deu-se início a esta grande obra que perdura pelos tempos. A Fundação propriamente dita aconteceu em julho de 1962.
Ao longo dos anos, o Centro de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida contou com o trabalho e a dedicação dos melhores profissionais da cidade e deu formação inicial para outros tantos que agora servem à comunidade montanhense. Sempre administrado por Religiosas, teve como Diretoras: Ir. Maria Mercedes Cardoso, Ir. Maria Lélia Amora Ramos, Ir. Maria Zélia Prudente, Ir. Maria Patrícia Ferreira, Ir. Maria Luiza da Silva Rodrigues, Ir. Maria Ana Lúcia Pereira Ir. Maria Rosalina Santos Barbosa e, atualmente Ir. Maria Patrícia Ferreira.
São mantidos aqui a Educação Infantil e Ensino Fundamental, oferecendo aos educandos, além de um ensino de qualidade, uma formação integral, preparando-os para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo.